-35% materiais de embalagem
Com a redução da espessura e largura do plástico utilizado para embalar os packs de leite de 6 unidades, Terra Nostra evita o consumo de 2.8 toneladas de plástico, por cada milhão vendido. Com a incorporação de 35% de material reciclado, verifica-se uma poupança de 4 toneladas de plástico virgem.
A embalagem é feita com monomaterial, o que permite menos 1.3 toneladas por ano de papel não reciclável e menos 2,6 toneladas por ano de alumínio. Esta alteração permitiu reduzir em 4% o consumo de materiais de embalagem face a 2022.
O novo design da embalagem representa uma redução significativa nos materiais usados para a sua produção. Com a redução da dimensão da embalagem primária e a retirada dos separadores de papel no seu interior, reduzimos em 35% o material de embalagem, conseguindo uma poupança anual de 20 toneladas de material de embalagem no nosso planeta, quando comparada ao consumo de material das embalagens de Terra Nostra Queijo de Pastagem Fatias Original, em 2022. Estas 20 toneladas equivalem quase ao peso de uma baleia cinzenta adulta!
Com a redução da dimensão da embalagem primária e a retirada dos separadores de papel no interior, regista-se uma redução em 33% do material de embalagem, comparativamente com o consumo de material das embalagens de Terra Nostra Queijo de Pastagem Fatias Curado, em 2022.
A nova embalagem é mais estreita, evitando o consumo de 1 tonelada por ano de plástico virgem quando comparada com as embalagens de Terra Nostra Queijo de Pastagem Fatias Light e Proteína, em 2022. Os separadores de papel que estão no interior da embalagem são de material compostável, originando um fertilizante natural (composto) que pode ser utilizado diretamente nos solos ou nas plantas.
A retirada dos separadores de papel no interior, significa uma redução em 28% do material da embalagem, comparativamente com o consumo de material das embalagens de Terra Nostra Queijo de Pastagem Fatias Biológico, em 2022.
Sobre a Terra Nostra:
Natural dos Açores, Terra Nostra tem mais de 70 anos. Nasceu como uma marca de queijo, sendo hoje uma marca de laticínios, com queijo, leite e manteiga, cada vez mais presente na vida dos portugueses. Os produtos Terra Nostra são produzidos com leite de Vacas Felizes, vacas que vivem ao ar livre e em comunidade, com uma alimentação à base de erva fresca 365 dias por ano, ao contrário de Portugal Continental e da maioria dos países da Europa, onde as vacas vivem maioritariamente em estábulos e com uma alimentação à base de ração. Terra Nostra foi a marca pioneira no lançamento do conceito Leite de Pastagem, suportado pelo Programa Leite de Vacas Felizes Terra Nostra, um programa exclusivo onde todos os seus produtores são certificados e recompensados, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia local.
Sobre a Bel Portugal:
A Bel Portugal (www.belportugal.pt) é uma empresa especialista em queijo, com marcas que fazem parte dos hábitos alimentares dos portugueses há gerações. É líder do mercado de queijo, detendo as duas maiores marcas: Terra Nostra (www.terra-nostra.pt) e Limiano (www.limiano.pt) que lideram também o segmento flamengo. Lidera ainda o segmento de snacking de queijo com duas marcas ícones mundiais: A Vaca que ri (www.avacaqueri.pt) e Babybel (www.babybel.pt) e conta também com a conhecida marca GoGo squeeZ (www.gogosqueez.pt), completando o seu portfólio de oferta de snacking saudável com saquetas de fruta. Com duas fábricas em Portugal (Açores e Vale de Cambra), a Bel tem uma forte presença nas comunidades locais e é certificada como empresa familiarmente responsável desde 2015, tendo assumido o compromisso de neutralidade carbónica na sua cadeia de valor (from farm to fork) até 2050, em linha com o Acordo de Paris (limite aquecimento global +1.5ºC).
Para mais informações:
LIFT Consulting
Joana Cunha | joana.cunha@lift.com.pt | +351 914 661 137
Filipa Fonseca | filipa.fonseca@lift.com.pt | +351 917 176 862