04/03/25
Bel Portugal vence Prémio Regional de Sustentabilidade com os 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes
A Bel Portugal foi distinguida com o Prémio Regional de Sustentabilidade 2025 pela celebração dos 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes, vendo assim reconhecido o seu contributo para o desenvolvimento sustentável dos Açores. Atribuído pelo Governo Regional dos Açores, na categoria Média e Grande Empresa e no âmbito do tema Cooperação, o prémio destaca a notável capacidade da Bel Portugal em mobilizar e criar parcerias em diversas áreas de atuação.
O Prémio Regional de Sustentabilidade é uma iniciativa que visa enaltecer projetos e boas práticas com impacto positivo na Região Autónoma dos Açores e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Lançado em 2015, o Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF) é uma iniciativa pioneira que transformou o setor leiteiro açoriano, promovendo um modelo de produção que garante a pastagem 365 dias com as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e de bem-estar animal. Com mais de 150 produtores certificados, o programa tem impulsionado a reputação dos lacticínios açorianos.
A iniciativa da Bel Portugal destaca-se pela sua abordagem colaborativa, envolvendo universidades, cooperativas agrícolas, instituições científicas e empresas parceiras, com foco em práticas regenerativas e modelos de negócio sustentáveis. Este trabalho conjunto tem sido essencial para fortalecer a economia local, preservar a biodiversidade e garantir a qualidade e segurança alimentar do leite produzido na região.
“Este prémio é um reconhecimento do esforço e compromisso conjunto entre a Bel Portugal e os nossos produtores parceiros, que há 10 anos trabalham com dedicação para garantir um leite de excelência, sustentável e verdadeiramente açoriano. Continuaremos a investir nesta parceria de confiança, que é também um tributo à riqueza natural e humana dos Açores”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel Portugal.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou: “O Programa Leite de Vacas Felizes é um exemplo de como a inovação e a tradição podem caminhar lado a lado para gerar valor para os Açores. Este prémio reconhece um percurso de responsabilidade e excelência, com impacto real nas comunidades e no ambiente.”
A Bel Portugal reforça ainda a sua ambição de, até 2030, ter 100% do seu leite proveniente de práticas de Agricultura Regenerativa. Este compromisso está alinhado com a visão da empresa em tornar-se a empresa mais sustentável em Portugal, do prado ao prato, e pioneira em Agricultura Regenerativa.
O reconhecimento agora conquistado reafirma a missão da Bel Portugal em continuar a promover um modelo de desenvolvimento responsável e positivo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a BEL
A Bel Portugal (belportugal.pt) é uma empresa especialista em queijo, com marcas que fazem parte dos hábitos alimentares dos portugueses há gerações. É líder do mercado de queijo, detendo as duas maiores marcas: Terra Nostra (terra-nostra.pt) e Limiano (limiano.pt) que lideram também o segmento flamengo. Lidera ainda o segmento de snacking de queijo com duas marcas ícones mundiais: A Vaca que ri (avacaqueri.pt) e Babybel (babybel.pt) e conta também com a conhecida marca GoGo squeeZ (gogosqueez.pt), completando o seu portfólio de oferta de snacking saudável com saquetas de fruta. Com duas fábricas em Portugal (Açores e Vale de Cambra), a Bel tem uma forte presença nas comunidades locais e é certificada como empresa familiarmente responsável desde 2015, tendo assumido o compromisso de neutralidade carbónica na sua cadeia de valor (from farm to fork) até 2050, em linha com o Acordo de Paris (limite aquecimento global +1.5ºC).